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quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bujas do Veleiro K

Buja VK maior, provavelmente a definitiva


Buja (Wiki)
"A buja é uma vela triangular de proa, que vai da proa até o mastro, ela é presa ao estai de proa e é possível cambar com ela graças à um sistema de duas escotas, há suas exceções, como no Soling que a buja é auto-cambante."

O sistema utilizado no Veleiro K é o auto-cambante, como o do Soling.

A buja do Veleiro K tem 3 funções principais:
1) dirigir o fluxo do vento para o sotavento da vela grande, o que aumenta em muito o rendimento desta vela;
2) facilitar o processo de cambar de um trimarã;
3) aumentar o rendimento nos ventos favoráveis.

As bujas foram confeccionadas com o tecido Lona Leve da Locomotiva

Vista parcial do sistema auto-cambante utilizando apenas uma escota

Maior:
testa 3m, esteira 1,10m
(2,50 x 1,10)/2 = 1,375
(0,50 x 1,10)/2 = 0,275
                          área  1,65 m²

Menor:
(1,70 x 0,95)/2  =  área 0,81 m²

Estréia da Buja VK menor em Itacuruçá - maio 2011

Velejar com buja é outra emoção. Sensação de estar velejando em um veleiro de oceano bem maior. Eu curto as aceleradas nas rajadas e as facilidades ao cambar.

4 comentários:

  1. Vou testar esse sistema, soling, pois muitas viradas, o caiaque acabava dando ré! (faltava velo pra virar)
    Quanto ao tamanho, é uma questão de sentir o barco ir numa direção contra o vento sem usar o leme, o limite contra.
    Pergunto: esse sistema permite acertar o perfil da vela,de proa?
    Um abraço e sampre bons ventos.

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  2. Wa Mor,
    Legal, voce vai ver que funcionará. O sistema usa uma escota mordida, que permite regular a mareação da vela. Bons ventos! Quero conhecer o seu caiaque.

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  3. Eu encontrei uma sequência de imagens de um velejador estadunidense, que explica o processo de confecção de uma vela artesanal utilizando o tecido Lonaleve (polipropileno), que ele denominam "poly". Nas imagens dá para perceber que a Lonaleve da Locomotiva é de melhor características que a utilizada por eles.
    http://www.waderweb.com/plans/100112_sails/sewing_start.htm

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  4. Muito importante no link do comentário anterior, são as imagens que mostram como fazer as curvas usadas nas margens das velas.

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