Vela VK Trapezoidal em velejada noturna em Guarapari ES |
A Vela VK Trapezoidal foi a primeira desenvolvida na inauguração do conceito de Vela Asa Flexível Sem Costuras e que estreou em 6 de janeiro de 2012.
Esta vela tinha 4 m² e a potência produzida resultou nas minhas 2 únicas viradas com o Veleirok até hoje. Eu imaginava que a área vélica era a única responsável pelo excessiva potência e voltei a utilizar a vela triangular com 3 m². Nunca mais voltei a virar. Mas, no meu subconsciente ficou a sensação de potência e aceleração que a Trapezoidal proporcionava.
Nas minhas pesquisas sobre Aerodinâmica de Asas, deparei-me com um site do renomado projetista naval Eric W. Sponberg, que explica porque as velas trapezoidais têm forma aerodinâmica mais eficiente.
C.A. Marchaj, Aero-Hydrodynamics of Sailing, Dodd, Mead & Co., first edition, 1979. Photo 2.27A |
Neste modelo Trapezoidal, a Vela VK terá 2,8 m de testa, 2 m de esteira e 0,70 m no top, o que resulta uma área vélica de 3,78 m². A redução do comprimento da testa proporcionará: Menor comprimento de mastro e Centro de Gravidade mais baixo.
O Veleirok tem um perfeito equilíbrio, com leme neutro, tudo indica que continuará assim. O que me incentivou a voltar a vela trapezoidal, também, foi o novo sistema de rizo, que é prático e funcional.
Agora é partir para a compra da Lona Leve Locomotiva e o corte da Vela VK!
Me lembra, qual o tecido que esta usando. O meu, com o sol, ressecou e rachou...
ResponderExcluirBons ventos.
Wa Mor, o tecido é o Lonaleve da Locomotiva.
ExcluirVou aproveitar a reforma e montar a trapezoide. Em cima da asa...
ResponderExcluirBons ventos.
Só fica a dúvida de como rizar na horizontal, como vc faz.