Ao lado da ama fabricada pela Hidroglass-Rio, que equipa o Veleiro K, estas amas destes 2 fornecedores, de ótima qualidade, abrem amplo leque de possibilidades para projetos de caiaques e canoas à vela.
Eu considero que as amas são o mais importante componente de caiaques e canoas à vela. Caiaques e canoas são cascos que possibilitam alta "perfomance" de velocidade na água, pois são estreitos. No entanto, esta característica cria dificuldades quanto a estabilidade da embarcação. O uso de amas, transformando caiaques e canoas em trimarãs ou embarcações apoiadas por amas, soluciona a questão.
Com estas 2 amas no mercado, nós brasileiros podemos dizer que somos privilegiados neste quesito, que apoiará a solução de projeto dos vários interessados em caiaques e canoas à vela em todo o Brasil. A cada dia cresce a quantidade de simpatizantes.
Mas, qual a diferença de um trimarã para uma canoa apoiada por amas?
- Um trimarã tem sempre um casco e uma ama em contato com água é a solução ideal para caiaques à vela, onde o velejador fica acomodado em "cockpit". Canoa apoiada por amas mantem apenas o casco principal na água e a ama entra em contato com a água, apenas quando a escora do velejador na borda não é suficiente para segurar a adernada.
No Brasil temos amas fabricadas para atender as preferêrencias de qualquer "projetista".
Veleiro K na Lagoa Rodrigo de Freitas com amas da Hidroglass Rio |
Caiaque Hidroglass Rio com amas da sua fabricação |
Amas CD00 no lançamento |
Canoa inglesa Solway Dory na configuração apoiada por amas |
Flotilha de Solway Dory. Canoas apoiadas por amas |
Ama Solway Dory em ação! |
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