Quando iniciamos o idéia de desenvolver o Veleiro K , em dezembro de 2005 inauguramos a comunidade Velejar Caiaque a Vela e Canoa no Orkut. Declaramos na ocasião, que um dos objetivos era "criar uma rede de fornecedores de componentes", bem, este objetivo está sendo alcançado e um dos fornecedores é a Hidroglass-Rio, que fabrica caiaques à vela e comercializa componentes, como lemes, bolinas, mastreação, velas e a ama (flutuador) que comentamos neste "post".
A ama da Hidroglass-Rio foi desenvolvida para os caiaques da marca e é aplicada nos modelos simples e duplos. No caiaque simples o "iako" (barra de sustentação da ama) tem um design no formato de asa, que compõe estética muito agradável aos olhos. A ama tem a forma de um pequeno barco, esguio fabricado em fibra de vidro, leve e em várias cores. Na medição que fiz por imagem, o comprimento é de 1,70 m.
No Veleiro K, a ama está aplicada com "iakos" de tubos de alumínio de comprimento de 2 m. Quando o K usava amas infláveis os "iakos" eram de 3 m. Este novos "iakos" de 2 m aumentaram o conforto em manobras e me parecem estar no comprimento ideal.
Não sinto saudades das amas infláveis, pois o K, vem tendo uma performance excelente, facilidades na montagem e os testes realizados nos ventos muito fortes de Vitória aprovaram a nova configuração.
As novas amas também contribuem para a melhoria da orça!!! Maravilha.
Espero que essas amas venham e ser vendidas por aqui em sampa.
ResponderExcluirUm abraço, e sempre bons ventos.
Oi Danilo, pense em colocar um estabilizador hidraulico, pode ser um tubo simples de PVC 4" ao lado da ama...ou embaixo.
ResponderExcluirWa Mor, O Genilson da Hidroglass-rio me disse que já vendeu um par de amas para um caiaqueiro de Santos. Não sei como foi o transporte...
ResponderExcluirMe explica este estabilizador hidráulico. Fiquei curioso. Gosto muito destas idéias. Como seria?
Muito bom!
ResponderExcluirSou de Vitória e, realmente, temos uns ventos meio "difíceis", as vezes, hehe! Bom saber que já velejaram por aqui!
ResponderExcluir