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domingo, 15 de julho de 2012

Como as velas realmente funcionam. Por Arvel Gentry

Como as velas realmente funcionam, é o título de um artigo técnico do Arvel Gentry. Ele é um velejador, engenheiro aeronáutico, que trabalhou na Boeing, que revolucionou o entendimento de como as velas funcionam.  Quem quiser aprofundar no assunto é ler e estudar o didático website.

Uma das coisas que aprendi, é que é fundamental para velejadores, principalmente os de fim de semana, usar birutas (telltales) em sua s velas para obter performance nas velejadas, já que os velejadores profissionais não velejam sem este importante instrumento. Reparem nas imagens das regatas, inclusive nas da America's Cup.

Vamos entender a imagem abaixo?

Entendendo o que informam as birutas de vela (telltales) aos velejadores

Definição importante: LIFT - É a força gerada pela vela (um foil ou asa), no seu lado de sotavento, que impulsiona o barco e é tão importante, que pode impulsionar o barco, em velocidades, maiores do que a velocidade do vento.

De baixo para cima:

  1. Stalled - As birutas de barlavento estão paralelas a vela e as de sotavento estão a sombra do vento. Praticamente não existe LIFT e a performance do barco é quase parando...
  2. Acceleration Near Stall - Algum LIFT começa a agir, mas o resultado ainda é de pouca performance.
  3. Speed vs Point - Nesta mareação, o barco vai veloz, mas a prioridade do velejador é a orça (mais próximo a direção do vento), ao invés da velocidade máxima.
  4. On the Wind - As birutas estão informando que o veleiro está na melhor relação velocidade/orça quando no contravento. LIFT máximo.
  5. Near Luffing - O velejador, neste caso, está próximo  ao ponto ótimo, ação muito utilizada  em detrimento ao ângulo da orça no contravento para ganhar aceleração em ventos fracos. 

Conclusão: É fundamental utilizar e entender as birutas de vela (telltales) para maior satisfação nas velejadas, mesmo que em cruzeiros. E, que as birutas de sotavento são as fundamentais para caprichar nas velejadas.

3 comentários:

  1. Oi marinheiro, é isso ai. Sem esquecer da forma da vela, no ajuste do burro e do punho da escota.
    Bons ventos.

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  2. Dicas básicas para manter o formato NACA da vela grande em intensidades variadas de vento, pode ser apreciadas neste pequeno vídeo.
    http://www.youtube.com/watch?v=LxvAoLr-KME&feature=related

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  3. Pequeno vídeo explicando a leitura das birutas (teeltales)nas velas.
    http://www.youtube.com/watch?v=-J64a9GlP9E&feature=relmfu

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