Uma das coisas que aprendi, é que é fundamental para velejadores, principalmente os de fim de semana, usar birutas (telltales) em sua s velas para obter performance nas velejadas, já que os velejadores profissionais não velejam sem este importante instrumento. Reparem nas imagens das regatas, inclusive nas da America's Cup.
Vamos entender a imagem abaixo?
Entendendo o que informam as birutas de vela (telltales) aos velejadores |
De baixo para cima:
- Stalled - As birutas de barlavento estão paralelas a vela e as de sotavento estão a sombra do vento. Praticamente não existe LIFT e a performance do barco é quase parando...
- Acceleration Near Stall - Algum LIFT começa a agir, mas o resultado ainda é de pouca performance.
- Speed vs Point - Nesta mareação, o barco vai veloz, mas a prioridade do velejador é a orça (mais próximo a direção do vento), ao invés da velocidade máxima.
- On the Wind - As birutas estão informando que o veleiro está na melhor relação velocidade/orça quando no contravento. LIFT máximo.
- Near Luffing - O velejador, neste caso, está próximo ao ponto ótimo, ação muito utilizada em detrimento ao ângulo da orça no contravento para ganhar aceleração em ventos fracos.
Conclusão: É fundamental utilizar e entender as birutas de vela (telltales) para maior satisfação nas velejadas, mesmo que em cruzeiros. E, que as birutas de sotavento são as fundamentais para caprichar nas velejadas.
Oi marinheiro, é isso ai. Sem esquecer da forma da vela, no ajuste do burro e do punho da escota.
ResponderExcluirBons ventos.
Dicas básicas para manter o formato NACA da vela grande em intensidades variadas de vento, pode ser apreciadas neste pequeno vídeo.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=LxvAoLr-KME&feature=related
Pequeno vídeo explicando a leitura das birutas (teeltales)nas velas.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=-J64a9GlP9E&feature=relmfu