Dulce e Vicente no retorno da estréia do seu caiaque à vela da Hidroglass Rio |
Uma festa, o Encontro Vela Pop com caiaques à vela em Araruama. Era a estréia do casal Dulce e Vicente, que adquiriram um modelo biposto da Hidroglass Rio. Eles retornaram da velejada felizes com a experiência e curtindo o novo brinquedo da família!
Presenças importantes, além do casal e família ampliada, que foram anfitriões de primeira! Caso raro atualmente de educação, fineza, simpatia e civilidade!
Alex Sandro e família, que vieram de Campos RJ para um "teste-drive" no caiaques da Hidroglass Rio; Niko e família, do CPCRJ Pescaiaqueiros; Pinon com o seu Kayaker monocasco; Mauro Pessanha com Windyak; Genilson acompanhado de sua Luiza e do cunhado Haroldo; Nívea e Danilo Veleirok.
No período matutino, ventos moderados, céu nublado e beleza de cenário da Lagoa de Araruama. Nívea, Mauro, Pinon e Niko (que estava com o caiaque do Eddy) foram os primeiros a curtirem a velejada. Todos velejaram na manhã.
Niko e Mauro Pessanha |
Pinon experimentando caiaque do Niko |
Às 13 horas paramos para curtir o convite de Dulce e Vicente, que ofereceram a todos um almoço em sua linda residência. Momentos bons de boa comida, bebida e principalmente de conhecer a simpática família do casal.
Almoço com direito a água de côco e picolé como sobremesa. |
Após o almoço retornamos a Lagoa, mas o clima já era outro. Fortes ventos do quadrante Oeste, encarneiravam a Lagoa. Medi o vento com 2 anemômetros que, em área semi abrigada, apontavam rajadas de mais de 15 nós. Acredito, que no meio da Lagoa, os ventos passavam de 20 nós nas rajadas.
Pinon e Niko na área da salvatagem |
Genilson, Niko e Pinon na área da salvatagem |
Uma velejadora de windsurf, uma senhora francesa, tentava retornar ao Clube Náutico Araruama, mas não conseguiu e foi empurrada pelos ventos. Niko embarcou em seu caiaque e foi ao encalço da velejadora para realizar uma salvatagem. O Pinon, que me acompanhou na medição com os anemõmetros, também entrou o caiaque e foi se juntar ao Niko, o mesmo o Genilson após trocar rapidamente para uma vela de menor área. Só viemos a saber que era uma senhora francesa quando ela chegou a praia, mas felizmente portava colete salva vidas, o que foi importante para o apoios de Niko, Pinon e Genilson.
Niko com o filho no caiaque usado na salvatagem em momento de descontração |
O caiaque do Pinon, também sofreu avarias e o conjunto mastro estaiamento não aguentou a força do vento. Ele voltou no remo! O Pinon tem sido a revelação como velejador!
Pinon mostrando a origem do problema com o mastro. O caiaque simples do Genilson também sofreu uma avaria no iako |
Após o episódio, o Genilson continuou velejando e eu experimentei na prática o sistema de rizo da Vela VK, que funcionou, permitindo que eu velejasse na orça, sem realizar escora em vento forte. O formato triangular desta Vela VK que estou usando, no rizo, ficou com a valuma com um formato estranho, mas permitiu a orça na velejada e retornei facilmente ao local em que estávamos. O Genilson deu um show ao velejar com uma vela de menor área e escorando com facilidade o modelo duplo.
Genilson em ventos fortes |
No final do dia, ainda fomos brindados na praia com sanduiches e sucos, oferecidos pelos anfitriões Dulce e Vicente! Isto é que é mordomia!
Sentimos a falta das presenças de Karla e Marcelo Maia!
Eu agradeço ao Paulo César da Pau Brasil Barcos, que me hospedou em Araruama e como sempre, nos presenteou com a sua companhia e, um anemômetro. Muito obrigado, amigão!
Mais um dia inesquecível da Vela Popular!
Parabéns ao grupo. E como sempre a união no mar fala mais alto. Belo exemplo dado ao realizarem com sucesso a salvatagem da velejadora de windsurf que se encontrava em dificuldades. Isso mostra de forma concreta a lisura de todos. Espero poder apreciar outros encontros como este. A nota triste foi a ausência do Marcelo Maia, mas que certamente se encontrava presente em pensamentos e espírito, e em próximo evento se fará presente como de costume.
ResponderExcluirDepois de tudo descrito pelo Danilo, só resta aplaudir aqueles que estiveram presente, e lamentar a ausencia da Karla e Marcelo Maia. Até o proximo. Bons ventos. GENILSON DE ANDRADE.
ResponderExcluir