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Sistema de Escota do Windrider 17 desenvolvido por Jim Brown |
Bisbilhotando na web, trombei com o sistema de escota do Windrider 17. Este trimarã, que é um sucesso internacional (pra variar desconheço existência de exemplar no Brasil) é um projeto do Jim Brown, uma lenda viva e ainda atuante na história dos multicascos modernos.
O sistema tradicional, adotado na maioria dos dingues não me satisfazia, porque:
1) Vivia, enrolando nas amas;
2) A redução proporcionada pelos moitões é pequena;
3) Passando embaixo da retranca, obrigava a que ela ficasse mais alta;
4) Para ter um "traveller" precisaria acrescentar componentes;
5) Para usar o rizo enrolando a vela no mastro, o moitão de vante da retranca é um empecilho.
O Sistema apicado ao Veleirok
Venho utilizando o Sistema em meus caiaques há quase um ano e estes são os benefícios que percebi.
1) Nada de cabo passando embaixo da retranca;
2) Praticamente eliminado o enrolar da escota em iakos e amas;
3) O "traveller" não tem ação para todas as forças de vento, mas é perfeito para ventos fortes;
4) A escota tem o mesmo comprimento que usava no sistema tradicional, mas pode ser diminuida, chegando os pontos dos moitões do "traveller" mais para a popa, ou pendurar o moitão da retranca (neste dia não apliquei este recurso);
5) A redução do sistema atende bem, mas pode ser duplicado, se houver necessidade, usando uma configuração um pouco diferente.
Não acredite em nada que apresentei aqui, EXPERIMENTE!
Queria saber se do jeito das fotos, quando vento forte e vela aberta (no vento) com o cabo solto a vela tende a fechar pois não vi nas fotos um segundo cabo pra segurar a retranca pra baixo (cabo do burro) perto do mastro.
ResponderExcluirBons ventos.
Wa Mor, Uso velas asa desde 2007 e nunca utilizei burro. Não sinto falta!
ExcluirEu poderia testar o burro, mas procuro usar o mínimo de componentes possível para manter a simplicidade.
qual melhor material para usar no mastro
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