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sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dicas para uso de birutas de vela

Publicado originalmente em:
"Telltale Rules
19 Oct 2011
Australian Sailing + Yachting - August/September 2011
Sailing skills




O treinador olímpico Michael Blackburn oferece conselhos sobre a colocação dessas peças vitais das velas.

Uma vez tive uma discussão de 30 minutos sobre birutas de velas (telltales).

O treinador olímpico Mike Fletcher é um defensor apaixonado de lã para esta parte vital do kit, porque não cola na vela quando molhada e faz um trabalho bom de voar, conforme necessário.

Eu prefiro muito mais tecido de spinnaker cortado em tiras finas, porque é mais sensível em ventos fracos - quando há menos sensibilidade do barco e você precisa mais das informações das birutas.

No entanto, como argumentou Fletch, tecido de vela balão vai colar na vela quando está chovendo.

"Basta pulverizar um pouco McLube sobre a vela sob o avisador", eu diria.

"De qualquer forma, lã fica muito pesada quando está molhada."

"Pelo menos ele não colar na vela", disse Fletch. E assim foi. ("Sheep ficar de fora na chuva, você sabe ...")



Então, com ventos fracos e chuva as opções para avisadores são a lã menos sensível ou um que pode ficar com a vela (para não velejar na chuva e ventos fracos!).

Pelo menos concordamos em comprimento e posicionamento: sou a favor de colocar dois conjuntos de 15cm de comprimento cerca de 50-60 cm de volta da testa e cerca de 60 cm acima do pé de um barco de vela única. Coloque a boreste birutas de uma polegada maior do que a de bombordo para ajudar a distingui-los em condições de pouca luz.

Em um barco com buja, coloque dois conjuntos cerca de 15-30cm da testa (e ainda mais para trás como a vela se torna maior). Enquanto eles não são muito para trás ou muito perto da testa, não importa muito.

Birutas "telltales" em genoa


Por quê? O objetivo das birutas é dar-lhe feedback sobre como o vento está fluindo sobre a vela. Com o tempo você vai descobrir como elas devem fluir para o barco ir mais rápido. Lembre-se disso!



Então, quando você estréia uma nova vela, coloque as birutas exatamente na mesma posição. Você vai se acostumar a ver as birutas se comportarem de determinada maneira quando o barco está indo bem e ser capaz de repetir as regulagens finas das mareações (assumindo configurações semelhantes à vela, especialmente tensão da testa).

Algumas pessoas colocam birutas no terço superior de suas velas ou valuma e isso pode ser bom para indicar torção e ângulo de ataque lá em cima. Para volante, no entanto, é bom usar um conjunto de birutas mais para baixo também, então você pode mudar o seu olhar rapidamente entre a água à frente e a vela sem machucar o pescoço.

Birutas aplicadas na buja


Alguns barcos com bujas não parecem se incomodar com avisadores na vela grande. Acho que quanto mais você sabe sobre o fluxo de ar sobre as velas melhor - afinal, as velas são as únicas coisas a bordo do barco que fazem ir em frente!

Se você tem uma vela ou duas, no contra vento, é mais importante obter a informação do fluxo de sotavento, do que o de barlavento. Isso segue o roteiro básico do conjunto: "Em caso de dúvida deixá-la menos caçada", que estimula o fluxo para o lado de sotavento das velas. Claro, também é muito bom ter os dois avisadores que fluem ao mesmo tempo (ou a barlavento quebrar metade do tempo), mas é ruim ter apenas o não fluir de sotavento - o que significa que você estolou a vela.

Em uma regata, você pode ignorar suas birutas de vela e usar indicador de direção de vento, em vez de mostrar se o vento está sendo bloqueado por um outro barco e para ajudá-lo a seguir rajadas a favor do vento.

Oh, se você usar lã 3 fios, pelo menos, destorcer os fios e usar apenas um fio e você terá um avisador que é 66% mais sensível!   

Links para ir mais a fundo neste assunto:  Arvel Gentry, WB Sails 


2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=WFcW5-1NP60&feature=related

    Assista a este filme e faça uma correlação com a vela de um veleiro. Repare como são importantes as birutas na valuma das velas.

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  2. Este vídeo mostra o que acontece com uma vela quando a mareação, ângulo de ataque, não está no ponto certo.

    http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=Ti5zUD08w5s

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