Os caiaques à vela da Hidroglass Rio da linha 2013, também utilizam lemes e bolinas com shapes NACA.
Mas, afinal: O que é "shape" NACA?
Lemes e bolinas são aerofólios, bem como asas de avião e velas de veleiros. Aerofólios são movimentados em fluídos (água ou ar) e possuem formas, que foram desenvolvidas e otimizadas em algorítimos matemáticos pela NACA (atual NASA)
"NACA (National Advisory Committee for Aeronautics; em português Comitê Nacional para Aconselhamento sobre Aeronáutica), foi a agência espacial norte-americana antecessora da NASA.
História
A NACA foi criada pelo governo dos Estados Unidos em 1915. Após um início tímido, chegou à década de 1930 com quatro grandes laboratórios, 500 funcionários e sendo considerada uma referência na solução de todo tipo de problema relacionado ao vôo e à fabricação de aviões. Sua importância cresceu durante a Segunda Guerra Mundial, e em 1947 desenvolveu o X-1, o primeiro avião a quebrar a barreira do som.
Em outubro de 1957, a URSS pôs em órbita o Sputnik, o primeiro satélite artificial, e o governo norte-americano temeu ficar para trás na exploração espacial. Em julho de 1958, a NACA trocou oC de conselho pelo S de space e surgiu a NASA. A nova agência começou a funcionar em outubro do mesmo ano, com três laboratórios, 8 mil funcionários e um orçamento de 100 milhões dedólares, com a missão de colocar os EUA na liderança do que mais tarde ficaria conhecido como acorrida espacial."
Fonte
A descrição acima é do artigo NACA da Wikipédia, licenciado sob CC-BY-SA, lista completa de contribuidores aqui. As páginas de comunidade não estão associadas, tampouco endossadas por, qualquer pessoa associada ao tópico.
Qual a importância para nós que navegamos?
As Velas VK foram projetadas para terem "shape" NACA, mas, isto é um assunto que desenvolveremos em outro post.
A NACA foi criada pelo governo dos Estados Unidos em 1915. Após um início tímido, chegou à década de 1930 com quatro grandes laboratórios, 500 funcionários e sendo considerada uma referência na solução de todo tipo de problema relacionado ao vôo e à fabricação de aviões. Sua importância cresceu durante a Segunda Guerra Mundial, e em 1947 desenvolveu o X-1, o primeiro avião a quebrar a barreira do som.
Em outubro de 1957, a URSS pôs em órbita o Sputnik, o primeiro satélite artificial, e o governo norte-americano temeu ficar para trás na exploração espacial. Em julho de 1958, a NACA trocou oC de conselho pelo S de space e surgiu a NASA. A nova agência começou a funcionar em outubro do mesmo ano, com três laboratórios, 8 mil funcionários e um orçamento de 100 milhões dedólares, com a missão de colocar os EUA na liderança do que mais tarde ficaria conhecido como acorrida espacial."
Fonte
A descrição acima é do artigo NACA da Wikipédia, licenciado sob CC-BY-SA, lista completa de contribuidores aqui. As páginas de comunidade não estão associadas, tampouco endossadas por, qualquer pessoa associada ao tópico.
Qual a importância para nós que navegamos?
- Mais leveza e dirigibilidade dos lemes;
- Mais orça (menor ângulo em contravento) proporcionados por bolinas, lemes e vela;
- Menor arrasto nos lemes e bolinas, proporcionando mais velocidade;
- Maior facilidade para cambar (mudar de bordo no contra vento).
Abaixo, típico estudo científico de aerofólios.
Bolina do Caiaque à Vela Triak |
Aerofólio NACA 0012 produzido com compósito em carbono |
Bolina do Romanok produzida pela Hidroglass Rio |
Bolina dos novos caiaques da Hidroglass Rio |
As Velas VK foram projetadas para terem "shape" NACA, mas, isto é um assunto que desenvolveremos em outro post.
Contatos com Danilo Veleirok |
Perfeito Danilo, deu para entender bem a proposta, como sugestão eu diria para o pessoal fazer uma pesquisa no google com a palavra chave "leme com perfil naca", tem muita coisa sobre leme e bolinas com esses perfis. Para complementar, o leme com perfil NACA 12 tem um ângulo de stall grande, o que fáz com que a turbulência seja menor nas cambadas. Parabens de novo.
ResponderExcluirJúlio,
ExcluirFoi muito difícil para mim redigir este "post". Exercer a arte da comunicação neste assunto, necessitou de muita reflexão. O objetivo é que uma grande quantidade de brasileiros sigam esta sua sugestão.
Danilo, através deste site http://www.mh-aerotools.de/airfoils/javafoil.htm você tem acesso a um programa que gera e analisa o perfil de um aero/hidrofoil, clique em aplet à esquerda e vai abrir uma tela onde você escolhe os parâmetros do foil, clica em gerar e ele vai gerar o desenha e uma tabela de coordenadas para construir o foil, nas abas você pode escolher algumas funções, como a variação da velocidade em relação ao ângulo de ataque, e uma muito interessante que é a análise do fluxo (aba flow), ali você escolhe o ângulo de ataque e o tipo de análise que você quer (opções abaixo da imagem, basta clicar nas que você quer ver) e mandar analisar, o programa gera a imagem do fluxo ao longo do foil, tem muito mais funções, eu não vi tudo. O melhor é que o programa está em português.
ResponderExcluirJúlio,
ExcluirEsta sua dica facilitará muito a vida de quem quiser aprofundar o conhecimento sobre aerofólios. Todos agradecerão ao Júlio Enzo!
Não estou conseguindo acessar o referido site. Acho que deu problema na velha pecinha entre o teclado e a cadeira... Mas de qualquer forma vou continuar tentando.
ExcluirAssucy, para que o programa funcione você tem que estar com o java instalado e atualizado, se não tiver instalado utilize este link http://www.java.com/pt_BR/download/
ExcluirPERFEITO!!! ALIÁS SUA MARCA REGISTRADA!!! PARABÉNS PELAS MUDANÇAS, E PELO QUE ACREDITO AS INOVAÇÕES NÃO VÃO PARAR AÍ. CONTINUE APRIMORANDO O DESEMPENHO E INOVANDO, NÓS MEROS MORTAIS AGRADECEMOS O APRENDIZADO.
ResponderExcluirABRAÇÃO!!!
Sera que esse programa é utilizável pra fazer a amas? A minha esta um lixo, duas garrafas PET em linha...
ResponderExcluirWa Mor,
ExcluirOs projetos náuticos seguem os mesmos princípios, com certeza é aplicado a amas. Mas, tem que atomizar o que foi projetado ... Nós, que gostamos de pequenos veleiros no Brasil, somos privilegiados, pois já temos bons fornecedores. O Flávio e o Caparroz fabricam uma excelente ama aí em São Paulo e o Genilson da Hidroglass Rio, também, as que eu uso. Desentesoura Wa Mor!!!
Na realidade Wa Mor, o programa se aplica a perfis tipo asa, para as amas seria necessário algo do tipo casco, eu já ví alguma coisa pela internet, se encontrar eu posto aqui, más o que o Danilo falou é verdade, você tem as opções do CD ou do Hidroglass.
ExcluirPor que não se deve aplicar um ângulo muito grande na ação do leme?
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=gmSKGMSfOcs
Legal Danilo, é essa turbulência que provoca o estol, que no caso do leme se traduz como uma frenagem do barco, no programa na opção Flowfield dá para simular esse efeito variando o ângulo de ataque, na aba opções você pode mudar os parâmetros de densidade e viscosidade para a água, a densidade pode ser considerada 1 Kg/m³ e a viscosidade é aproximadamente 0,000001 m²/s.
ExcluirOlá pessoal, o Flávio está terminando pos moldes para leme e bolina com o perfil NACA 12, devemos utiliza-los no CD01 que está quase pronto; pela minha experiência com aeromodelismo, acredito que ficará muito bom.
ResponderExcluirGostaria de saber o que se passou após esses 10 manos seguintes (2022)?
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