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Bolina de bordo do Sistema Balogh |
Apenas uma bolina de bordo (leeboard) é necessária para evitar que o casco deslize lateralmente em ventos não favoráveis (vento de proa ou través), ou seja, para fornecer a resistência lateral.
A Bolina deverá ser forte e dura, pois estará sob grande pressão. De madeiras resistentes ou laminadas de compensado naval.
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Vista longitudinal da Bolina |
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Viste em corte da Bolina |
A forma da bolina deve ter um perfil de asa (foil) e a apresentada aqui é um padrão para canoas da ACA -American Canoe Association e pode ser visto em detalhe no link. http://www.enter.net/~skimmer/building/building.html
Esta forma de bolina é a ideal, mas, na prática, aqui no Brasil, se você não souber trabalhar em marcenaria, os marceneiros irão cobrar muito caro. Então, estou desenvolvendo para o Veleiro K, uma bolina com um design alternativo, que não testei a eficiência em tanques de hidrodinâmica, mas acho que vai funcionar bem para barcos de cruzeiro, com boa relação custo/benefício, e qualquer marceneiro executará facilmente. Quando eu conseguir desenhar e fazer uma eu publico aqui no blog.
Um detalhe importante, que todos devem conhecer: O centro da área vélica deve coincidir com o centro da bolina, para que o barco tenha um leme equilibrado.
Links: Balogh Sail Designs
Jim Michalak"s Boat Designs
Obrigado por este informação. Sempre tive muita dúvida a respeito da bolina, material e sua localização.
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