Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vela VK - Novos estruturantes da vela asa

Com a utilização constante da Vela VK ( Vela asa bilaminar flexível sem costuras ) em 4 barcos, aperfeiçoamentos vão surgindo e o conhecimento maior acontece da prática.

Agora, a melhoria surgiu nas peças de PVC, que estruturam o bordo de ataque da asa. Utilizávamos dois tubos (50 cm cada) de 100 mm de PVC no top e no pé. Estes tubos foram divididos em segmentos de 10 cm de comprimento e ligados entre si através de 1 cabo.

O resultado foi excelente e agora a testa da vela ficou com uma forma homogênea em todo o comprimento. As imagens ilustram melhor...

Resultado do novo sistema ainda em terra

Detalhes do sistema usando segmentos de 10 cm de tubo pvc 100 mm 


Detalhes do top do mastro


O sistema deixou de fazer parte da vela, para  ficar armazenado no segmento superior do mastro 


A Vela VK pronta para navegar

3 comentários:

  1. Oi Danilo, mas esse diametro 100mm num é maior que o tubo (salsicha de piscina ) que usamos no enchimento da vela asa?
    Fico imaginando se esta correto o perfil do conjunto!
    Bons ventos.

    ResponderExcluir
  2. Wa Mor, Há muito não uso o tubo de piscina para dar forma a vela asa, deixei de usar há pelo menos 2 anos, ainda na Wingsail. Na Vela VK o tubo de PVC tem a função de dar forma ao bordo de ataque da asa, com reflexos no restante do "shape". Tudo explicado na página da Vela VK. Iniciei usando 75 mm, passei para 100 mm e pretendo testar o de 150 mm. Bons ventos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...