Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

História do caiaque à vela CD00



No início de 2007, eu e meu amigo Flávio fomos remar nossos caiaques na Represa Billings como de costume, e após algumas horas remando e já com os braços doendo, me veio a idéia de utilizar as pernas e não os braços para deslocar o caiaque.
Comecei então a pensar em um mecanismo para transferir a força das pernas para a água, e que coubesse dentro do caiaque, pois não queria perder a hidrodinâmica do barco. Após várias idéias, cheguei em algo que parecia funcionar, então conversei com o Flávio para ver se ele topava construir comigo (eu e Flávio trabalhamos juntos em modelação, no desenvolvimento de peças e protótipos na General Motors). Ele topou, começamos então a planejar a construção.
Resolvemos utilizar uma cópia da parte inferior do casco do caiaque do Flávio (um caiaque de corredeira da década de 80, com 4m de comprimento) para construir o barco. Na época eu trabalhava em uma metalúrgica, onde construí todos os mecanismos utilizados. Posicionamos os mecanismos sobre o casco, e construímos a parte de cima do barco em função dos mecanismos e da ergonomia para utiliza-los; esta construção foi feita em madeira compensado revestido com resina e fibra de vidro (quem está laminado é o Flávio).
Ainda em março de 2007 a parte funcional do barco ficou pronta, e ansiosos o levamos para a água.
Mas o barco navegou um pouco e o disco de fricção quebrou, não imaginava que a força seria tão grande.

Reforcei o sistema de fricção, mas novamente ela não agüentou, então resolvemos substitui-lo pela caixa de redução de uma velha furadeira onde adaptei os pedais; no primeiro teste cisalhou a chaveta de uma engrenagem; desmontei a caixa e reforcei todas as junções, e então o barco não quebrou mais (não tenho fotos). Porem ele cansava mais do que o caiaque, e andava bem menos, assim acabou ficando encostado no canto da oficina do Flávio por um bom tempo.

No início de 2010, conversando com Fernando (um colega de faculdade velejador, que possuiu um veleiro), ele comentou que havia visto uma foto de um barco (Maora), e que daria para adaptar o sistema em um caiaque, pesquisei mais algumas fotos de outros barcos na internet; e como o Flávio queria comprar um veleiro pequeno, propus transformarmos o nosso “pedalinho” desativado, em algo parecido com as fotos que dispunha.
Assim planejamos a construção baseada no que julgamos de melhor e mais funcional em cada foto (lembrando, nenhum dos dois jamais entrou em um veleiro). Levantamos os custos e a maneira mais fácil de construir, dividimos as atribuições, e começamos removendo todo o mecanismo do pedalinho, e tampando os furos do casco após a remoção.

Construímos as amas em tubo de PVC de 6”, com comprimento de 2,4m, e sob a parte frontal de cada ama fixei uma madeira compensado para servir de bolina; não queria que ela fosse profunda pois navegamos por águas rasas. Construí suportes em aço, para montagem das amas e dos tubos transversais (alumínio 1.1/2” x 2m), os suportes foram fixados ao barco e as amas com fibra de vidro e resina; sedo a montagem do barco realizada com 8 parafusos, um em cada suporte. Aproveitei o mecanismo do leme do pedalinho e construímos o velame, o mastro é feito com tubo de alumínio de 2” x 4,5m, e a retranca 1.1/2” x 2m; as primeiras velas que fizemos eram de lona leve, as roldanas são até hoje de varal. No final de Agosto ele ficou pronto, o Fernando deu uma olhada e achou que ia funcionar.

Novamente ansiosos levamos a criação para a represa, e mais um caiaque para acompanhar e eventual socorro, pois nenhum dos dois sabe velejar. Entramos com a cara e a coragem, e barquinho navegou legal na primeira (não temos conhecimento, nem outro barco para compara-lo, mas ele ficou alem de nossas expectativas).




Com o barco nesta configuração velejamos algumas vezes, sempre realizando testes e incluindo alguma melhoria. Devido à ergonomia do pedalinho, a cadeirinha deste barco ficou deslocada para trás em relação à posição do caiaque, e também acrescido do peso do mecanismo do leme e de todas as madeiras utilizadas na construção do barco, ele ficou muito pesado, e com a traseira mais pesada que à frente, o que se percebe principalmente comigo que sou mais pesado que o Flávio.
Comentando com Fernando, e comparando a nossa vela com as fotos de outros barcos, ela parecia dura e não tinha aerodinâmica, estávamos com vontade de algo melhor. Quando vi na internet algumas fotos dos barcos da Hobie, achei o formato da vela deles muito bonito, pesquisei um tecido mais fino, usei o nylon pára-quedas, pesquisei na internet os recortes da vela, e botei mãos a obra. No início de dezembro as velas ficaram prontas e as testamos (não temos fotos).
Em dezembro fizemos mais algumas pequenas melhorias, e um leme menor (vermelho das fotos) mas ele ficou ruim voltaremos ao antigo. A ultima vez que colocamos o barco na água foi no dia 9 de janeiro passado.



Estamos planejando mais melhorias, e construir mais um caíque à vela agregando o aprendizado com este primeiro barco; para podermos dispensar o “batedor” no caiaque.

José Francisco Caparroz
josefrancisco.caparroz [arroba] gmail.com

(11) 4220-2446
(11) 9518-2403 



7 comentários:

  1. Como fique feliz, quando conheci a história do caiaque à vela do Flávio e do Caparroz. Os brasileiros estão descobrindo os pequenos veleiros, principalmente as adaptações em caiaques, um "ovo de Colombo" para o crescimento do iatismo no Brasil. Mais 2 brasileiros que vão dominar as técnicas do velejar, construir e projetar pequenos barcos. Eles tem capacitação e experiência para contribuir bastante para nossa cultura náutica.

    ResponderExcluir
  2. Vamos comparar, se possível.
    Bons ventos.

    ResponderExcluir
  3. Hoje conheci o Flavio e o José Francisco, e claro, o caiaque a vela que eles construíram. Tive a oportunidade de experimentar o CD00, depois de me adaptar ao leme, que é controlado por uma alavanca central, o restante é idêntico a qualquer veleiro, caçei a escota e o barco respondeu, é certo que o vento local tem uma certa turbulência, isso eu conheço, pois aqui em casa (também na Billings, más em Ribeirão Pires) também enfrentava o vento errático com meu Magnum 422, más enquanto o vento soprou constante deu para sentir o barco, o leme responde muito bem, sem esforço nenhum, o único porém é em relação à posição das bolinas que ficaram à frente da vela, então no momento da orça a gente perde o vento, pois o barco sai do eixo, aí é só reposicionar o barco e continuar, não peguei nenhuma rajada forte, más apesar disso tive uma sensação de segurança muito grande, acredito que mesmo se o vento aumentar o barco se mantem estável. Outro ponto que notei quando eu estava acompanhando de caiaque e o Francisco estava no CD00 é que ele anda um pouco de lado, eu acredito que seja pelo fato de as bolinas serem bem rasas, se fossem mais fundas como o leme acho que se resolveria.
    Como eles disseram o barco é um protótipo, utilizaram o casco e peças do pedalinho, então o barco é bem pesado, isso acho que eles resolverão na nova versão que está no estaleiro, más apesar do peso, com uma pequena brisa o barco se moveu.
    Em resumo gostei muito do barco, e gostei muito também de conhecer o Francisco e o Flávio, acho que eles tem grande futuro com o caiaque a vela.

    https://picasaweb.google.com/julioenzo/CaiaqueAVela#5570646114779679298

    ResponderExcluir
  4. Júlio, Flávio e Caparroz
    Muito bom o encontro de vocês. Promover a amizade e interação entre os velejadores é um dos objetivos deste blog.
    Bons ventos!

    ResponderExcluir
  5. Gostamos muito bom ter conhecido o Julio, e seu sogro, que o acompanhava no ultimo domingo, são pessoas muito boas, creio que está nascendo uma boa amizade
    Agradeço os comentários e as dicas do Julio, para melhoria do nosso barco, com certeza ele será aprimorado novamente. Espero também poder ajuda-lo na construção de seu barco.
    Aproveito para agradecer ao Danilo, e ao blog do VeleiroK, sem o qual não divulgaria nosso trabalho, e não encontraria estes apaixonados por barcos a vela.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. gostei do projeto de vcs, estou com um projeto de fundo de quintal, estou modificando uma canoa canadense apache de fibra, estou adaptando vela (mais na proa), bolina (no meio a proa), estabilizadores e leme, como tenho pouco recurso o projeto está andando, porém devagar, caso queiram ver as primeiras modificações entrem em contato. O projeto de vcs foi de suma importância para incentivar-me na continuidade do meu. bons ventos.

    ResponderExcluir
  7. Alô Robson,
    Você pode utilizar a comunidade do Orkut Velejar Caiaques e Canoas http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=7131609 para trocar idéias com os velejadores. Fique a vontade para enviar material para divulgação do seu projeto aqui no blog.
    Vons Ventos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...