Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Performance de caiaques à vela

Eu sempre sou questionado quanto a performance de caiaques à vela: Será que vale a pena adaptar um caiaque para torná-lo um veleiro?


Aqui neste "post" não tratarei das facilidades de possuir um caiaque à vela. Quando  recebo esta pergunta, já vislubram as vantagens do caiaque à vela.

Nada de responder com achismos e sim com dados e fatos. Há 10 anos, acontece anualmente a Regata Everglades Challenge um dos eventos promovidos pelo grupo Watertribe.
A Regata Everglades Challenge é um desafio de 300 milhas náuticas (+- 540 km) de percurso em baías, mar aberto e mangues na Costa da Flórida, nos EUA.



No link, podemos analisar os resultados da classe 3 em todos os anos. Vamos focar o ano 2010. A classe 3  concentra caiaques à vela  trimarãs. Devido as regras, 99% usam o sistema da Balogh Sail Designs




No ano de 2010 os concorrentes da Classe 3 tiveram 100% de aproveitamento e todos chegaram a final, variando a performance de 3 a 6 dias para completar o desafio.

Faça a análise de outros anos e tire as suas conclusões. A Classe 3 é a que tem o menor índice de desistências, poucos deixam de cruzar a linha de chegada. Entre os concorrentes, a diferença de tempo para vencer o desafio, deve-se: a competência do velejador; preparo físico; modelo do caiaque; peso do velejador; dificuldades metereológicas e a combinação destes fatores.

Nos últimos anos os caiaques da Hobie: Adventure Island e Tandem tem participado do evento e com bastante sucesso. Devido as regras participam da Classe 5. Mas, isto será assunto para um próximo "post".



Você já sonhou em velejar num caiaque à vela?

3 comentários:

  1. Pois é Danilo, nós já conheciamos o sistema Balogh Sail Designs há bastante tempo não é? O que eu mais gosto é a adaptabilidade em diversos tipos de caiaques, nos desafios Everglades já vimos caiaques de todos os tipos. Ele também é portátil, todos os componentes se desmontam e ocupam pouco espaço, e a vela Batwing é rizável inclusive com um sistema de dobra para diminuir a área vélica em ventos fortes, gosto bastante. Acredito que é a maior prova de que vale a pena adaptar um caiaque para vela.
    Bons ventos

    ResponderExcluir
  2. É pena que o Sistema da Balogh não está disponível no Brasil...
    Mesmo que estivesse, não o usaria no Veleiro K, pois o nosso compromisso é sempre com soluções feitas em casa ou adaptadas do que já existe e tem que ser sempre de baixo custo. O objetivo é provar que podemos ter o prazer de velejar sem grandes investimentos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você, minha intenção também é a de mostrar que é possível ter o prazer de velejar com baixo custo, más que o balogh é bacana é, acredito que se tivessemos o mesmo sistema por aqui o custo seria bem alto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...