Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

Em itaipu, cambando sem buja e estreando escota a vante no Veleiro K

Estava programada uma velejada em Maricá, mas devido a previsão de poucos ventos o evento foi cancelado, mas, a minha secura por velejar foi maior e velejei na Laguna de Itaipu. O vento apareceu cedo!

Estreei a configuração de escota com o sistema todo a frente do velejador. Usando apenas 3 dos 4 moitões que usava no esquema anterior e configurei inspirado no sistema utilizado pelo caiaque à vela Vivace.

Sistema de redução de escota utiliza 3 moitões
Sistema de escota do Vivace


O Veleirok ficou muito bom com este sistema, que diminui o comprimento do cabo da escota e elimina a possibilidade do cabo enrascar nas amas. Ainda não sei se foi apenas por isto, mas a performance do Veleirok na velejada foi excelente. Fiquei com a impressão de que este sistema curva o mastro e a Vela VK ficou com todo o esplendor!

Eu adoro velejar na Laguna de Itaipu! É uma raia técnica, que exige todo o conhecimento técnico do velejador. É impossível gostar de velejar nesta raia, sem utilizar biruta de direção de vento e birutas na vela. A topografia do entorno da laguna gera fortes rajadas e mudanças na direção do vento (rondadas).

Partindo para mais uma velejada com a Vela VK
O anemômetro registrando rajadas de 10 nós



Este vídeo apresenta sequências de imagens como se você estivesse velejando no "cockpit" do Veleirok



Uma sequência de cambadas, sem erros, e melhor, sem usar buja. Consequência da bolina com shape NACA da Hidroglass Rio? Maravilha.

6 comentários:

  1. Perdi essa, pois climatempo me traiu. A previsão seria que não teriamos vento, mas o que aconteceu foi totalmente o contrario, e o Danilo se deu bem. Bons ventos. GENILSON.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou a tua companhia! E a do Marcelo, também. Estou curioso para conhecer as novas velas dos caiaques Hidroglass Rio. Bons ventos!

      Excluir
  2. Oi Danilo, porque deixou a bolina solta? Qual o tempo que leva pra retomar a velocidade de cruzeiro nas cambadas? Qual método usa pra soltar o cabo da escolta na rajada? Pra evitar a cambalhota!
    Bons ventos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wa Mor, A bolina está solta, o fixador do leme está solto, os cabos de vela estão amarrados... Tudo se deve a que os mordedores (cleats) de plástico da Ybyrapytanga não funcionam e os de 1{ linha são muito caros. Como tenho 2 caiaques. A solução é produzir os próprios mordedores, como explico no http://velapopular.blogspot.com.br/2012/05/mordedores-clamcleats-feitos-em-casa.html Em breve acharei tempo para produzi-los.
      Eu normalmente fico com a escota na mão quando o vento é em rajadas, para evitar surpresas, mas desta vez cambei várias vezes filmando e a máquina estava na mão que uso para a escota. O interessante é que as cambadas foram realizadas sem que eu mareasse a vela. O tempo para retorno a velocidade, após a troca de bordo eu terei que medir no filme. Mas, está excelente e muito satisfatório.

      Excluir
  3. Muito Legal!!! Tomara que meus conterrâneos de Niterói redescubram essa beleza que e a lagoa de Itaipu. Passei boa parte de minha infância e adolescência nessa região. Parabéns Danilo por divulgar as belezas de minha terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha poder velejar no inverno, nestes cenários maravilhosos do RJ!!! Mas, este mar e as lagoas de Alagoas te aguardam...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...