Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Vela VK - No decorrer de uma velejada, vela quadrangular se torna triangular

Vela VK, já triangular após transformação em ventos fortes 
Quem acompanha este blog, conhece a história e peripécias do desenvolvimento da Vela VK Sem Costuras Quadrangular de 4 m² . Nas 2 últimas velejadas com ela eu virei com o Veleiro K. Bem, eu velejo com o Veleiro K desde 2007 e estava invicto quanto a virar. Cheguei a conclusão que esta vela é poderosíssima e a potência gerada pela vela WING de 4 m² é demasiada para o conjunto que uso no K.

Ainda não domino todas as manhas da Vela VK. Então, após chegar a praia depois da virada e com o vento aumentando cada vez mais, decidi, torná-la, ali mesmo, na praia a Vela VK Quadrangular em uma Triangular, diminuindo a área vélica de 4 m² para 3 m². A forma triangular usando a valuma reta não necessita de talas, o que simplifica tudo.

O Marcelo Maia, foi o escalado a usar a minha tesoura exclusiva para cortar Lona Leve (polytarp) e meteu bronca.

Voltei para a água, e com o vento mais forte ainda. Consegui velejar e orçar na companhia do Genilson. Para fugir do vento inclemente fui para uma parte da lagoa de Maricá mais protegida do vento e que por causa disto tem muitas rondadas de vento. O barco comportou-se bem e conseguiu boa velocidade. A característica de fortes acelerações proporcionadas pela WING continua, a excelente capacidade de orça, também.
Não tive comparativos, pois o Genilson ficou na parte desprotegida da Lagoa curtindo o vento de que tanto gosta.

Chego a conclusão que precisarei velejar muitas horas ainda, para descobrir todas as manhas da velas WING. Tenho estudado muito a teoria da aerodinâmica das asas, mas a prática, depende de muitas horas de agradável trabalho. Estou muito satisfeito por ter escolhido este caminho.


Veleiro K com a Vela VK quadrangular no início do dia

Marcelo Maia com a tesoura na mão após realizar a cirurgia na Vela VK

Danilo Veleirok com o que sobrou da quadrangular

Genilson Hidroglass parece que não acredita no que estava vendo...

Sob a supervisão de Marcelo Maia e Genilson Hidroglass, Danilo regula a testa da Vela VK 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...