Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Por que usar velas bilaminares como a Vela VK?




A Vela VK é um conceito de vela asa flexível laminar composta por 2 lâminas, que busca alcançar formatos NACA ("foils" do tipo usados em asas de avião), com uma abordagem minimalista e procurando tirar partido dos benefícios, a baixo custo.


O texto abaixo é uma adaptação livre de conteúdo do website da Advanced Wing Systems, na minha opinião o mais interessante projeto de velas asas flexíveis.

A imagem mostra a diferença teórica de performance entre velas asa 2 lâminas x tradicionais 1 lâmina ( Advanced Wing Systems )


"Por que usar velas asas com 2 lâminas?

Tem havido muito debate sobre as virtudes de  velas asas com 2 lâminas  contra velas tradicionais para embarcações à vela.
A forma óptima para a seção de uma asa depende das condições sob as quais ele irá operar. Variáveis, tais como ângulo de incidência para a velocidade do vento, o vento, a densidade do ar e do tamanho da asa têm influência.
Questões mais complexas como a forma estável, a direção e velocidade do vento, são variáveis que tendem a mudar de forma ótima do "foil".  Velas asas com 2 lâminas  oferecem melhor desempenho em todas as forças de vento, mas as condições de vento muito leve, isso está aberto ao debate.

Em seu livro, o Aero-Hidrodinâmica de Vela, Marchaj afirma que: ". Velas asas de 2 lâminas de maior curvatura podem chegar a CL (coeficiente de elevador) a valores de cerca de 1,8 L e ainda manter elevados LIFTS. Elas são, portanto, superiores a velas de 1 lâmina. No entanto, a sua superioridade é perdida a baixos números de Reynolds (velocidade do vento baixa), enquanto que o desempenho de  velas de 1 lâmina  são relativamente pouco afetadas pelo número de Reynolds. " Mas o que Marchaj dizer com "baixa velocidade do vento" e qual é o número de Reynolds? ...""

Se você quiser aprofundar nos detalhes teóricos, visite o website da Advanced Wing Systems .

Mas, na nossa opinião, o sucesso das velas asa rígidas de 2 lâminas utilizadas na América's Cup e as diversas experiências em muitas classes de veleiros, demonstram a sua maior eficiência contra as velas tradicionais de 1 lâmina. Mas, o custo e a dificuldade de operação destas asas rígidas estão levando o estudiosos e empreendedores a investir nas velas asa flexíveis de 2 lâminas.

Nós, da   Vela VK   já decidimos o caminho e já desfrutamos da escolha, ao utilizar o nosso modelo de vela asa flexível de 2 lâminas sem costuras. Visite o nosso site. Participe deste momento histórico que a vela está vivendo.

Gráfico mostrando os vetores que representam a distribuição da grandeza da força do LIFT na forma de uma vela asa 2 lâminas. 

5 comentários:

  1. Que coisa, e a minha prontinha e ainda sem uso...
    Mas "tamo junto" e misturado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wa Mor, eu quero notícias desta vela! Bons ventos!

      Excluir
    2. Wa Mor, Notícias da tua vela bilaminar? Funcionou? agradou?

      Excluir
  2. Interessante essa conceito, as velas do meu catamaran Wharram funcionam parecido, leiam no meu blog a materia

    Wing Sails - o conceito

    http://tikirio.blogspot.com.br/2011/03/wingsails-o-conceito.html

    Abçs Roger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô Roger, Eu sou seguidor do teu blog há muito tempo. acompanho de perto a saga do Tiki Rio. Sou também fã incondicional do wharram! Bons ventos e vamos juntos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...