Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Por que usar velas bilaminares como a Vela VK?




A Vela VK é um conceito de vela asa flexível laminar composta por 2 lâminas, que busca alcançar formatos NACA ("foils" do tipo usados em asas de avião), com uma abordagem minimalista e procurando tirar partido dos benefícios, a baixo custo.


O texto abaixo é uma adaptação livre de conteúdo do website da Advanced Wing Systems, na minha opinião o mais interessante projeto de velas asas flexíveis.

A imagem mostra a diferença teórica de performance entre velas asa 2 lâminas x tradicionais 1 lâmina ( Advanced Wing Systems )


"Por que usar velas asas com 2 lâminas?

Tem havido muito debate sobre as virtudes de  velas asas com 2 lâminas  contra velas tradicionais para embarcações à vela.
A forma óptima para a seção de uma asa depende das condições sob as quais ele irá operar. Variáveis, tais como ângulo de incidência para a velocidade do vento, o vento, a densidade do ar e do tamanho da asa têm influência.
Questões mais complexas como a forma estável, a direção e velocidade do vento, são variáveis que tendem a mudar de forma ótima do "foil".  Velas asas com 2 lâminas  oferecem melhor desempenho em todas as forças de vento, mas as condições de vento muito leve, isso está aberto ao debate.

Em seu livro, o Aero-Hidrodinâmica de Vela, Marchaj afirma que: ". Velas asas de 2 lâminas de maior curvatura podem chegar a CL (coeficiente de elevador) a valores de cerca de 1,8 L e ainda manter elevados LIFTS. Elas são, portanto, superiores a velas de 1 lâmina. No entanto, a sua superioridade é perdida a baixos números de Reynolds (velocidade do vento baixa), enquanto que o desempenho de  velas de 1 lâmina  são relativamente pouco afetadas pelo número de Reynolds. " Mas o que Marchaj dizer com "baixa velocidade do vento" e qual é o número de Reynolds? ...""

Se você quiser aprofundar nos detalhes teóricos, visite o website da Advanced Wing Systems .

Mas, na nossa opinião, o sucesso das velas asa rígidas de 2 lâminas utilizadas na América's Cup e as diversas experiências em muitas classes de veleiros, demonstram a sua maior eficiência contra as velas tradicionais de 1 lâmina. Mas, o custo e a dificuldade de operação destas asas rígidas estão levando o estudiosos e empreendedores a investir nas velas asa flexíveis de 2 lâminas.

Nós, da   Vela VK   já decidimos o caminho e já desfrutamos da escolha, ao utilizar o nosso modelo de vela asa flexível de 2 lâminas sem costuras. Visite o nosso site. Participe deste momento histórico que a vela está vivendo.

Gráfico mostrando os vetores que representam a distribuição da grandeza da força do LIFT na forma de uma vela asa 2 lâminas. 

5 comentários:

  1. Que coisa, e a minha prontinha e ainda sem uso...
    Mas "tamo junto" e misturado!

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa conceito, as velas do meu catamaran Wharram funcionam parecido, leiam no meu blog a materia

    Wing Sails - o conceito

    http://tikirio.blogspot.com.br/2011/03/wingsails-o-conceito.html

    Abçs Roger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô Roger, Eu sou seguidor do teu blog há muito tempo. acompanho de perto a saga do Tiki Rio. Sou também fã incondicional do wharram! Bons ventos e vamos juntos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...