1) Wingsail
Esta vela vem nos acompanhando há 3 anos. Permitiu que velejássemos com baixo custo e bons resultados, principalmente em ventos fortes de Araruama. Em ventos fracos e com mar picado, não é o motor ideal para um peso pesado. Tenho vários filmes velejando com a Wing no Youtube.
2) Balogh
Considero a Balogh como a melhor vela para caiaques. Mas, como é uma vela talada, é difícil de ser feita em casa e acredito que só profissionais conseguem resultados com qualidade. Possui pontos pré-definidos para rizos. O único defeito é o custo. Uma variedade enorme de vídeos no Youtube.
3) Hobie
O caiaque Adventure Island, da Hobie, o maior sucesso de mercado em caiaques a vela no mundo, utiliza uma vela criada pela North Sail (maior veleria do mundo). Tem como característica principal um top reto, com 2 talas inclinadas no sentido vertical. É rizável enrolando no mastro, deixando-a com a área vélica desejável.Tem opção de usar retranca, mas a maioria dos velejadores a utiliza com a prosposta inicial sem retranca. Uma variedade enorme de vídeos no Youtube.
4) Triak
5) Tradicionais Messabout
As variedades de velas clássicas, uma tradição revivida pelo movimento Messabout Boats , que tem como ponto de encontro o site DuckWorks Magazine tem sido uma fonte permanente de buscas de conhecimento sobre pequenas embarcações a vela.
Em próximo "post" descreveremos o projeto e a confecção da Nova Vela VK.
Apresentando a Nova Vela VK
Design da Vela VK (2/3)
Design da Vela VK (3/3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário