Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Design da Vela VK (2/3)

Continuando ...
Requisitos para a Nova Vela VK
1) Que seja confeccionada em casa;
2) Rizável;
3) Que seja um motor potente;
4) Que possa dispensar retranca.

Para as orientações técnicas seguimos as dicas da Polysail

A vela foi confeccionada pelo Bueno, meu irmão, com a minha ajuda. Utilizamos como tecido o Polietileno da Locomotiva (Lona Leve), que velerias brasileiras batizaram de Prolan e que no mercado dos EUA é conhecido como Polytarp.

O "shape" é formado por 2 partes, a 1ª parte (retângulo) é basicamente uma wingsail e a 2ª parte um triângulo bermudiano, que na intersecção das partes usa uma tala vertical, que fica oculta.

A vela é rizada ao enrolar no mastro, conseguindo-se assim a área que melhor adequar a força do vento e conforto para remar e pescar. A retranca é opcional, não estamos usando.

Estamos preparando também uma buja, que facilitará cambar com o Veleiro K e dará mais potência ainda ao conjunto.

Links
Apresentando a Nova Vela VK
Design da Vela VK (1/3)
Design da Vela VK (3/3)

9 comentários:

  1. Danilo, eu estou ficando cada vez mais curioso para ver esta vela, vou fazer algumas perguntas, talvez me antecipando a você, quem sabe assim a gente agita um pouco este blog, os caras estão sumidos. Então vamos lá.
    Num momento anterior você disse que a vela tinha apenas uma costura, onde foi? Na testa ou na união entre os dois paineis ? Imagino que se foi entre os dois paineis, você tenha dobrado o painel retangular, unido as duas faces e aí costurado no painel triangular, é isso? Assim fica um volume no painel retangular e fica parecido com a wingsail.
    E quanto as barras, não foram feitas, isso não deixa a vela frágil a rasgos?
    Você fez um punho para a escota?
    A vela é ligada ao mastro por cabos? Precisou de punhos nesses pontos?
    E a tala, que material você utilizou?
    Em relação à escota, você fez como no Triak, onde existe um moitão na popa e um bem à frente do mastro?
    Por fim (por enquanto)a bolina (dagerboard)não ficou um pouco perto do mastro, se puder afastar um pouco será que não aumentaria a eficiência, eu notei que como não tem retranca, a barriga da vela fica quase na linha do velejador, o que está mais atrás do mastro, colocando a bolina aí ela oferecerá maior resitência ao arrasto lateral do barco e a força resultante para frente talvez seja maior (não sei se estou falando besteira), na wingsail o centro da força estava mais ou menos no meio da vela, na VK o centro fica mais para tráz devido ao painel triangular.
    Espero não ter exagerado, e espero que os mais experientes nos ajudem com sugestões.
    Estou estudando opções, más estou pendendo para a VK pela simplicidade de construção, apesar de a vela ser apenas um dos ítens a considerar no meu caiaque.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. alô Júlio,
    1. "...Imagino que se foi entre os dois paineis, você tenha dobrado o painel retangular, unido as duas faces e aí costurado no painel triangular, é isso?..." SIM
    2. "...E quanto as barras, não foram feitas, isso não deixa a vela frágil a rasgos?..." EXPERIMENTEI SEM AS BARRAS NA WINGSAIL E NÃO TIVE PROBLEMAS.
    3. "Você fez um punho para a escota?" SIM, REFORÇADO.
    4. A TALA ESTÁ IMPROVISADA COM UM TUBO DE ALUMÌNIO, O MESMO QUE USO PARA PRENDER AS AMAS. BUSCO SOLUÇÃO MAIS LEVE...
    5. A VELA ESTÁ LIGADA AO MASTRO POR CABO REFORCEI OS PONTOS DOS ILHÓSES e SÃO 2 PARA NÂO JUNTAS OS LADOS DA TESTA.
    6. ESCOTA PARECIDA COM A DO TRIAK, SÓ QUE O MOITÃO CATRACA FICA NO IAKO.
    7. QUANTO AO EQUILÍBRIO RESISTENCIA LATERAL DO CASCO x CENTRO VÉLICO, SERÁ RESOLVIDO COM A BUJA QUE FAREMOS AMANHÃ, ELA SERÁ AUTOCAMBANTE PARA EVITAR FAINA COM A ESCOTA.
    8.VOCÊ NÃO FALA BESTEIRA...
    9. SE VOCÊ FIZER UMA VK, APRENDEREMOS JUNTOS E CONSEGUIREMOS EVOLUIR MAIS RÁPIDO.
    Abraços e Bons Ventos!

    ResponderExcluir
  3. Legal Danilo, obrigado pelas respostas.
    Para a tala poderia ser usado uma tala de vela mesmo, recentemente eu estava fuçando em sites de ferragens nauticas e encontrei um que vendia por metro, http://www.piccolosails.com.br/acessorios-equipamentos-nauticos.asp?sessao=21 parece que custa de R$ 10,00 a R$ 16,00 o metro, talvez aí no Rio você encontre com mais facilidade, falando na tala, como foi feita a costura ? Foi utilizada máquina de costura comum, e que tipo de linha?
    Estou ansioso para começar o meu. O meu caiaque é mais curto que o seu, eu terei que ficar apenas com a mestra, o leme eu pretendo utilizar o mesmo que você, não tenho espaço para colocar pedais no cockpit. As amas estou entre as garrafas PET cheias de poliuretano espandido e amas feitas de poliuretano (o mesmo usado em pranchas de surf) coberto com resina para fibra de vidro (neste caso o custo e dificuldade são maiores).
    Abraços
    Bons Ventos

    ResponderExcluir
  4. Legal Danilo, quanto à tala, você poderia usar uma tala de fibra própria para velas, custa em média R$ 10,00 o metro, a propósito, como foi feita a costura, foi utilizada uma máquina de costura comum ou especial? Que tipo de linha foi usada?
    Estou ansioso para começar o meu, estou pensando em usar um leme igual ao seu, quanto às amas, estou entre as garrafas PET preenchidas com poliuretano expandido ou poliuretano (ou isopor de construção) revestido de resina para fibra de vidro, ainda estudo a fixação. Vamos ver o que eu consigo nas férias.
    Abraços
    Bons Ventos

    ResponderExcluir
  5. A costura foi produzida numa máquina Singer do séc XIX herdada da minha avó. O ponto foi reto e espaçado. A linha é uma industrial, 100% poliamida, adquirida numa loja que vende produtos para estofadores. Quanto a tala acho que continuarei com tubos, apenas um pouco mais leve, acho que tá funcionando.
    quanto ao leme, o "steering oar", no caso do meu caiaque, ficou pesado com a nova armação, retornarei ao leme tradicional com uma solução que testarei nos próximoa dias e publicarei no blog.
    Bons Ventos!

    ResponderExcluir
  6. Danilo, quando se move a vela no mastro (enrola) como fica o centro de força? Precisa ajustar a bolina?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Wa Mor,
    Na Vela VK (tal qual as dos caiaques Hobie e Triak), como o rizo (diminuir a área vélica em ventos fortes) usa a técnica de enrolar no mastro, o centróide (centro geométrico) da vela irá para a vante do centro da bolina, o que dará ao caiaque a tendência de arribar (afastar a proa da direção do vento).
    No caso do Veleiro K, a bolina, que é um pêndulo, pode ser posicionada a vante, para equilibrar o Cento de resistência lateral do, casco com o centróide da vela.
    É importante ressaltar que em barcos pequenos este equilíbrio é muito instável, então, devemos utilizar o nosso posicionamento no barco para ajustar o equilíbrio, ou seja quando rizar, procurar se posicionar um pouco avante., o que dará uma tendência maior a orça.
    Será que consegui comunicar?

    ResponderExcluir
  8. a tala pode ser feita com fibra de vidro, não é mesmo? acredito que se vc laminar numa mesa plana e cortar em tiras deve ficar legal pois manterá a vela aberta ao mesmo tempo em que permitira ser curvada lateralmente, criando o shape de asa. o que me diz?

    ResponderExcluir
  9. Cássio,
    Achei a idéia interessante. Mas gostaria de ver um desenho desta tua idéia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...