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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Trimarã ou Canoa apoiada por amas?

No último fim de semana os aficionados por caiaques e canoas à vela  foram presenteados pelo lançamento da ama (estabilizadores) fabricada pelo CD00.

Ao lado da ama fabricada pela Hidroglass-Rio, que equipa o Veleiro K, estas amas destes 2 fornecedores, de ótima qualidade, abrem amplo leque de possibilidades para projetos de caiaques e canoas à vela.

Eu considero que as amas são o mais importante componente de caiaques e canoas à vela. Caiaques e canoas são cascos que possibilitam alta "perfomance" de velocidade na água, pois são estreitos. No entanto, esta característica cria dificuldades quanto a estabilidade da embarcação. O uso de amas, transformando caiaques e canoas em trimarãs ou embarcações apoiadas por amas, soluciona a questão.

Com estas 2 amas no mercado, nós brasileiros podemos dizer que somos privilegiados neste quesito, que apoiará a solução de projeto dos vários interessados em caiaques e canoas à vela em todo o Brasil. A cada dia cresce a quantidade de simpatizantes.

Mas, qual a diferença de um trimarã para  uma canoa apoiada por amas?
- Um trimarã tem sempre um casco e uma ama em contato com  água é a solução ideal para caiaques à vela, onde o velejador fica acomodado em "cockpit". Canoa apoiada por amas mantem apenas o casco principal na água e a ama entra em contato com a água, apenas quando a escora do velejador na borda não é suficiente para segurar a adernada.

No Brasil temos amas fabricadas para atender as preferêrencias de qualquer "projetista".

Veleiro K na Lagoa Rodrigo de Freitas com amas da Hidroglass Rio

Caiaque Hidroglass Rio com amas da sua fabricação

Amas CD00 no lançamento

Canoa inglesa Solway Dory na configuração apoiada por amas

Flotilha de Solway Dory. Canoas apoiadas por amas
Ama Solway Dory em ação!

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