Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vela VK Trapezoidal Sem Costuras - Testes em terra

Finalmente, eu consegui colocar a Vela VK Trapezoidal sem costuras no mastro do Veleiro K para ver o "shape" e fazer os ajustes finos, antes de ir para a água, o que pretendo fazer na próxima semana.

Testei as diversas mareações e verifiquei sempre o formato do "foil". Ela se comportou bem em todas as mareações e mostrou, que a chave para um "shape" perfeito é o comprimento da tala que liga a parte mais externa do top a esteira.

A tala é constituída por 2 tubos finos de alumínio formando um telescópio tipo antenas antigas de carro. Descobri rapidamente, que fixar o telescópio na medida certa é a chave do sucesso. As deformações em algumas fotos no "shape" do top, é devido ao telescópio ter mudado de comprimento, pois a gambiarra que fiz para fixar, em determinados momentos falhava. Era, só colocar no ponto novamente que o "shape" voltava ao normal.

Agora, precisarei aumentar o mastro, pois a retranca ficou muito baixa, como já era previsto e ir para a água. Estou curioso para ver a performance desta vela na orça.

































Link para os posts anteriores do desenvolvimento da Vela VK sem costuras.

Um comentário:

  1. Boa sorte, mais mastro, mais ama! Seria bom pegar um soprador quente pra tirar as rugas da lona.
    ..."shape" perfeito é a tala que liga a parte mais externa do top a esteira. Parece deformar o perfil!
    Bons ventos, sempre um bom e generoso ano NOVO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...