Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Aprendendo a velejar na Lagoa Rodrigo de Freitas



Na velejada do sábado passado na Lagoa Rodrigo de Freitas, eu velejei muito pouco, pois estava apenas com 1 caiaque, e a preferência foi para a Nívea.

Mas, ela cansou e deixou o Veleirok para que eu navegasse. O vento estava muito fraco e vinha do quadrante Sudeste.

Saí do Parque dos Pedalinhos e fui em direção ao centro da Lagoa. Eu perdi numa velejada em Maricá, a biruta de indicação de direção de vento, devido a falha no velcro. Então, a substitui por uma lã pendurada na retranca. Esta biruta indicava rondadas constantes do fraco sudeste que soprava e me lembrei de uma postagem anterior aqui no blog, que explicava como é o comportamento do vento em águas abrigadas e com interferência do relevo.

Mesmo assim, decidi matar saudades do nosso antigo point o Parque dos Pedalinhos e fui até lá, mareando a vela conforme a biruta indicava as rondadas de vento, que eram constantes.

Foi uma velejada bastante técnica. O difícil é ficar observando a biruta ao invés de apreciar este lindo cartão postal do Rio de Janeiro.

Roteiro da velejada bastante técnica ... Ventos fracos exigem conhecimento técnico

3 comentários:

  1. Oi Danilo, essa lagoa num é cercada de edifícios, por isso o vento fica perturbado. A água esta limpa, ou cheia de ...
    Bons ventos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wa Mor, Conheça a situação da Lagoa Rodrigo de Freitas pelo Boletim Diário do Centro de Operações do Rio. http://www.centrodeoperacoes.rio.gov.br/bulletins/boletim-450.pdf
      Algumas coisas começam a funcionar neste país.

      Excluir
  2. Site para acompnhar o Boletim do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro: http://www.rio.rj.gov.br/web/corio

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...