Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Por que Caiaque à Vela?


Ao chegar a praia, após o término da Regata 3 horas de Marapendi, promovida pela Flotilha Barravela, um simpático e veterano velejador me perguntou: Porque não um Laser ou Dingue ao invés de Caiaque à Vela?
Eu respondi de imediato, que curtia o desenvolvimento do Caiaque à Vela e que esta preferência era uma tendência mundial que se expressa no Movimento "Messabouting in boat" que nasceu e cresce nos E.U.A., em que velejadores estadunidenses realizam encontros para velejar juntos e apresentarem seus barcos feitos em casa.

Estava começando a anoitecer e tivemos que cortar a conversa para desmontar o barco e colocar no teto do carro. Uma pena, seria um papo, que sentado na varanda de um Iate Clube iria render umas boas cervejas...

Não fiquei sabendo o nome do velejador, mas deve ser um velejador de Laser ou Dingue, que apreciaria que as Flotilhas do Barravela crescessem ainda mais.




A questão, fez com que eu refletisse sobre o assunto e passei a relacionar as vantagens que o Veleiro K tem proporcionado:
  • As classes monotipos (Laser, Dingue, Snipe, Hobie Cat, etc)  não podem ser modificadas e seguem rígidos padrões que foram definidos por seus projetistas. Isto torna o custo dos componentes muito caros. E, perco uma das maiores fontes de prazer, que é desenvolver, testar e aprovar novos componentes, tais como vela principal, buja, vela balão, leme, bolina ...
  • Dias antes da Regata na Barravela, eu e Nívea cortamos uma vela buja, que estreei na segunda parte da regata. A buja foi confeccionada em Lona Leve da Locomotiva e custou menos de R$10,00
  • Quem segue o blog, sabe que nós da Flotilha de Caiaques à Vela do RJ, velejamos em diversas localidades, o que é facilitado pelo baixo peso dos caiaques. Eu, com facilidade, apoiado apenas pela Nívea, minha mulher, colocamos e tiramos o Veleiro K do teto do nosso carro, o que nos permite viajar e velejar em qualquer localidade sem muito esforço e sem sacrifícios na viagem
  • Desenvolver componentes para veleiros, obriga a estudar muito como funciona o velejar. Este é um prazer, que me dá uma satisfação indescritível
  • Bem, eu poderia continuar ampliando esta lista. Mas, quem acompanha este blog vai desvendando aos poucos os prazeres de velejar um caiaque à vela... 

2 comentários:

  1. Danilo, uma outra vantagem que eu citaria, é que quando a idéia estiver mais difundida, e isso é você que está fazendo, eu acredito que tem maior potencial de atrair velejadores de baixa renda, pois os monocascos estão confinados a círculos elitizados, o que distancia o público de menor renda ou mesmo os leigos, como a grande maioria dos barcos está em marinas e clubes náuticos, os não frequentadores têm uma imagem (que eu concordo) de custo elevado. Já com o Veleiro K, você tem frequentado locais onde podemos observar a frequencia de público bem diversificado, acredito que isso dá boa visibilidade para o projeto, e com certeza em algum momento alguns potenciais velejadores vão despertar para a modalidade. Parabéns por tudo.
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...